segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pensamento da semana...

"Quando se é confiante de dentro para fora, a confiança acalenta-nos de volta de fora para dentro"


                                                                        Bryan Robinson

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

QUEM PENSAMOS QUE SOMOS




A nossa percepção de quem somos determina aquilo que entendemos que constituem as nossa necessidades e o que consideramos importante na nossa vida.
E aquilo que consideramos importante terá o poder de nos perturbar e desorientar. Podemos utilizar isto como critério para avaliar o quanto nos conhecemos.
Aquilo que é importante para nós não é necessariamente o que dizemos ou aquilo em que acreditamos, mas o que as nossas acções e reacções demonstram ser importante e sério para nós. Por isso talvez seja útil perguntar a si próprio: Que coisas me perturbam e desorientam?
Se as coisas pequenas têm a capacidade de o perturbar, então a pessoa que você pensa que é, é exactamente isso: pequena. Esta será a sua crença inconsciente.
O que são coisas pequenas? Em última análise, todas as coisas são pequenas, pois são todas efémeras.
Poderá afirmar: "Eu sei que sou um espirito imortal", ou "Estou cansado deste mundo louco e a paz é tudo o que desejo", até que o telefone toca. Más noticias: as acções da bolsa caíram; o negócio ficou em águas de bacalhau; o carro foi roubado; a sua sogra chegou; a viagem foi cancelada; dizem que a culpa é sua.
De repente, desencadeia-se uma onda de ira, de ansiedade. A sua voz torna-se ríspida: "Não aguento mais isto". Você faz acusações, atira culpas para cima dos outros, ataca, defende justifica-se e tudo acontece de um modo automático.
É obvio que existe algo muito mais importante para si agora do que a paz interior que disse há pouco que era tudo o que ambicionava, e você também já não é um espirito imortal. O negócio, o dinheiro, a perda ou ameaça de perda são mais importantes. Para quem? Para o espirito imortal que você disse que é? Não, para mim. Para o eu pequeno que procura a segurança ou a satisfação nas coisas efémeras e que fica ansioso porque não as consegue obter. Bem, pelo menos agora você sabe quem realmente pensa que é.
Se a paz for realmente o que almeja, então escolherá a paz. Se a paz fosse mais importante para si do que tudo o resto e se você soubesse verdadeiramente que é um espirito e não um pequeno eu, permaneceria não reactivo e totalmente alerta quando fosse confrontado com pessoas ou situações de desafio. Aceitaria a situação, tornando-se Uno com ela, em vez de separar dela.
Quem você é (Consciência) , e não que você pensa que é (pequeno eu), dar-lhe-ia a resposta.
O modo como reagimos às pessoas e situações é o melhor indicador do quanto nos conhecemos a nós mesmos.
Aquilo que percepcionamos como "falhas" nos outros, tornam-se para nós a sua identidade. Isto significa que só vemos neles o ego e, por conseguinte, fortalecemos o nosso próprio ego.
Quando nos apercebemos de que aquilo que reagimos nos outros também se encontra dentro de nós, começamos a ter consciência do nosso próprio ego. Nós não somos o ego, por isso, quando nos tornamos conscientes do ego em nós, isto não significa que não sabemos quem somos, significa, que sabemos o que não somos.

Eckhart Tolle

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pensamento da semana...

"Todo o pesquisador profundo da natureza deve conceber uma espécie de sentimento religioso, pois não pode admitir que seja ele o primeiro a perceber os extraordinariamente belos conjuntos de seres que contempla. No Universo, incompreensível como é, manifesta-se uma inteligência superior e ilimitada"

                                                                                                           Albert Einstein

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

EU DESABAFO OU QUEIXO-ME?


"Se tem remédio, porque te queixas?
Se não tem, porque te queixas?

                         Henry Ford





Há uma grande diferença entre desabafar e queixar. 
Enquanto que quem desabafa esvazia a tensão pondo em palavras uma situação dolorosa, quem se queixa, pelo contrário, nega o próprio poder e resiste a aceitar e assumir a realidade que lhe toca. 
O desabafo estabelece-se desde a partilha e aceitação, a queixa, desenvolve-se sem uma visão de conjunto. A queixa esquece a transitoriedade de todos os estados mentais e a fluidez, constante das ideias. 

Todo o problema tem uma solução, assim com um veneno tem antídoto. Se a solução possível não é imediata ou se não se deixa ver porque está bloqueada, convém aceitar a situação com urgência, de forma que a pressão emocional não se arraste a todo o sistema e o único escape que se possa vislumbrar seja uma queixa estéril. 
A queixa é regressiva porque paraliza a acção e bloqueia o futuro. Assinala que algo na mente não aceita a frustração produzida pelas expectativas que foram colocadas. 

De que serve queixar??

Ninguém beneficia do "canto mediocre" de alguém que se nega a si mesmo. Todos sabemos que se o problema tem remédio, o que devemos fazer é actuar, e se não tem, recordemos que o queixume não resolve nem melhora, em todo o caso ofusca e obscurece, bloqueando as brisas da alma.
Por acaso, o feito de se recrear no vitimismo alivia a frustração que produz o que não saiu como se esperava? Ser vitima do destino, por acaso não é uma opção interna?

Uma coisa é rezar ao Universo para que cresça a força e com ela superar a própria carga, e outra muito diferente é passar facturas das nossas frustrações...
Aceitar a frustração é uma competência emocional que se alcança através do cultivo do nosso jardim interior e alcançar a maturidade plena
Talvez uma pessoa num dia obscuro, se pergunte: " Eu escolhi de alguma forma este destino??". E talvez não haja resposta. A leis da mente afirmam que tudo o que cada um conseguiu nas ordens da existência é o que um dia pensou que chegaria a ser merecido. 
O que hoje rodeia a nossa vida é o resultado dos nossos sonhos e crenças passadas acerca do que um dia seremos capazes de alcançar. Convém pensar, que para mudar a vida e viver em paz próspera, merece a pena esquecer a sorte e as lotarias. 
O melhor será mudar os nossos pensamentos e sintonizar com o EU profundo.
Na realidade, uma vez mais conscientes, é possível reinventar a nossa existência. 

José Maria Doria

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pensamento da semana...

"O Ser não se identifica com o fracasso ou com o êxito. 
Aprenda de ambos e vá mais além"
                                                   
                                              Nisagadartta

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

NADA FALTA E NADA SOBRA...



"Não podes fazer nada directamente com a obscuridade, se queres fazer algo, terás que trazê-la à luz. Introduz à luz e a obscuridade se irá. Apaga a luz e a obscuridade vem. 
Como deixar entrar a luz?
Permanece silencioso, sem pensamentos, consciente, alerta, atento, desperto."
                                             
                                                                                                         Osho




Sem o lado obscuro, o lado luminoso não existiria... Sem o lado obscuro não haveria mundo...
Assim, há que aceitar que este mundo é como é, uma dança cósmica de polaridades; desde o interior dos átomos até à vida das pessoas pode-se testemunhar esta dinâmica mudança entre luzes e sombras que nunca pára de expressar novas realidades. 

Se precisamos de um sentido ou um significado relativo para este lado obscuro da existência reflectida em nós, como indivíduos e como humanidade, poderíamos dizer que o propósito desta obscuridade é estimular a emergência do lado luminoso. O sentido da obscuridade é provocar o aparecimento da luz dentro de nós. 

Tudo na vida está compensado de uma forma ou de outra. Toda uma experiência de contracção ou dolorosa esconde uma oportunidade de expansão e crescimento. A luz abre-se a um passo através da crise, dos obstáculos, por isso temos que recordar que todo o sofrimento é uma "chamada de atenção" que este universo nos apresenta para provocar gradualmente o nosso despertar. 
Por muito obscuras que se apresentem as circunstâncias que nos tocam viver, temos que recordar que estas circunstâncias estão sempre inscritas dentro de um plano maior de expansão e aprendizagem; tudo o que nos sucede, embora no principio nos pareça desagradável e incómodo, é sempre uma passagem até à nossa verdade e nosso despertar... Tudo o que sucede em cada nível, e para cada nível, é perfeito, inteligência pura. 

Dizem os sábios que este mundo é o mais perfeito que pode ser, é o mais perfeito possível... A nossa vida é a mais perfeita possível... Cada colapso quântico é o mais perfeito possível... Tudo o que sucede é perfeito e não pode suceder de outra forma... 
Toma uns minutos e deixa que esta compreensão se fixe no teu coração...Dás conta das repercussões que esta compreensão pode ter no teu interior? 

O teu ser verdadeiro criou o ambiente mais propicio para aprender, a tua vida, agora mesmo, é perfeita. Estás onde tens que estar, com a capacidade para elaborar o que tens que fazer. A vida dará a cada momento o que necessitas, tudo o que chegar será adequado... Relaxa, todas as vontades surgem da Vontade do Ser..

Existem muitas pessoas, que devido precisamente à intensidade do sofrimento, lhes é difícil abrir-se a isto... "Como pode haver tanta dor no mundo? Como esta Inteligência criou uma vida tão desgraçada?" A mente não o pode compreender, e não basta ler nos livros... Há que vivê-lo...

Quando uma densa obscuridade chegar à tua vida, serena-te, respira e acolhe no teu coração essa obscuridade que chega... Então recorda: o propósito da obscuridade é estimular a emergência do lado luminoso. 
Continua a respirar, a observar, vive o que esta compreensão promove no teu interior, observa serenamente o que sucede com essa obscuridade que chegou... Darás conta que esta serenidade e esta observação, em si mesmas são luminosas.
Se mesmo assim, em algum momento te sentes perdido, se esta compreensão não brilha no teu interior, resta a Confiança...
Confiar significa render a nossa falta de compreensão à Sabedoria que guia secretamente todas as coisas.

Nada falta, nada sobra... Esta existência é perfeita e completa em si mesma... Permite a vida e flue com ela... Permite a transformação...

Antonio Consuegra Sebastián






segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pensamento da semana...

"Um fracassado é aquele que cometeu um erro e todavia não o converteu numa experiência de crescimento"

                                                                     Daniel Goleman