segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pensamento da semana...

"Ao invés de desdenhar o ego, é mais proveitoso vê-lo com olhos compassivos e considerar que faz o melhor que pode"
 
 
                                                                                    Jonh Welwood

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Consciência e Mudança...





A consciência é a capacidade de libertar o antigo e adoptar o novo com a percepção de que todas as coisas terminam no momento certo e todas as coisas começam no devido momento.
É difícil aprender a viver com esta verdade porque os seres humanos buscam a estabilidade- a ausência de mudança.
Portanto, tornar-se consciente significa viver plenamente no momento presente, sabendo que nenhuma situação ou pessoa será exactamente a mesma amanhã. Quando a mudança acontece esforçamo-nos por interpretá-la como uma parte natural da vida e tentamos "fluir com ela", como aconselha Tao Te Ching, e não contra ela.
Tentar fazer com que as coisas fiquem na mesma é simultaneamente inútil e impossível. A nossa tarefa é contribuir com o melhor da nossa energia para todas as situações, com o entendimento de que influenciamos, mas não controlamos, o que experienciaremos amanhã.

Carolyne Miss

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Pensamento da semana...

"Aquele que conseguir ver através de todos os medos, estará sempre a salvo."
                                                                                   Tao Te Ching

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O Perdão...







Por mais atraente que o perdão seja teoricamente, é uma acção pessoal com muito poucos atractivos para a maior parte das pessoas, principalmente porque a verdadeira natureza do perdão continua a ser mal interpretada. 
Perdoar não é dizer à pessoa que nos fez mal, "Não tem importância", que é mais ou menos a maneira como a maioria das pessoas o vê. Pelo contrário, o perdão é um acto de consciência complexo, que libera a psique e a alma da necessidade de vingança pessoal e da percepção de si como vítima. Mais do que libertar de culpa as pessoas que provocaram as nossas feridas, perdoar significa libertar-se do controlo que a percepção de vitimização tem sobre as nossas psiques. A libertação gerada pelo perdão surge na transição para um estado superior de consciência- não apenas em teoria, mas energética e biologicamente.

A consequência de um acto genuíno de perdão aproxima-se do milagroso. Pode, na minha opinião, conter a energia que gera os próprios milagres.
Avaliem o que precisam de fazer a fim de perdoar os outros- e a vocês próprios, se necessário. Se precisarem de contactar alguém para uma discussão de encerramento, certifiquem-se de que não transportam a mensagem da culpa como propósito privado. Se assim for, não estão genuinamente preparados para se desligarem e continuarem em frente. 
Se precisarem de partilhar os vossos pensamentos de encerramento numa carta dirigida à pessoa, façam-no, mas, mais uma vez, assegurem-se de que a vossa intenção é reencontrar o vosso espírito ontem, não enviar mais uma mensagem de ira. 
Finalmente, criem uma cerimónia oficial para vós próprios na qual apelem ao vosso espírito para que regresse do passado e se libertem da influência negativa de todas as vossas feridas. Quer prefiram um ritual ou uma cerimónia privada de oração, representem a vossa mensagem de perdão de uma forma "oficial" a fim de estabelecer um novo começo. 


Carolyne Miss

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pensamento da semana...

"Como vemos passar as nuvens no céu, vemos passar os pensamentos pela superficie da consciência"
                                                                                                        Consuelo Martín

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Lidar com a Dor






1- De onde vêm os golpes? 

Muitas vezes sentimo-nos repentinamente perturbados e desencorajados e não percebemos porquê. É como se algo tivesse vindo de trás e nos tivesse roubado a alegria. 
Agora, pare por uns instantes e sinta de onde vêm os golpes na sua vida. O que é que sente como sendo difícil de suportar? Preste atenção à sua reacção habitual a isto. Dedique alguns momentos de cada dia a fazer isto. 


2- Abandonar a culpa

Quem ou o que é que você culpa pelas dificuldades que está a enfrentar? De que forma se culpa a si próprio? Faça uma lista. 
Repare como o acto de culpar serve apenas como um ecrã, não lhe permitindo ver o quadro completo daquilo que se está a passar. Abandone alguma culpa hoje mesmo. Vá ao topo da sua lista e deixe de culpabilizar essa pessoa ou circunstância. Respire profundamente ao fazê-lo. Envie bons pensamentos a essa pessoa. Encare a situação como encararia uma tempestade na sua vida que assim como veio também foi embora. Você culpa a chuva por cair? 


3- Recusar-se a recusar

O que é que se recusa a experimentar na vida? Se o experimentasse, o que é que julga que iria acontecer? Imagine como seria experimentá-lo. Volte a imaginar. Repare na quantidade de energia que dispende a manter-se afastado desta experiência. Observe como faz dela algo de muito maior do que é na realidade. 


4- Curar um relacionamento ferido

Está (ou esteve) envolvido numa relação que esteja a precisar de ser curada? Deu e recebeu golpes que ainda não foram libertados ou perdoados? Dedique algum tempo a rever esta relação e veja o que foi que correu mal. Precisa de pedir o perdão de alguém? Precisa de perdoar? (a si próprio ou a outrem?). Decida hoje fazê-lo. Telefone ou escreve à pessoa. (Se a pessoa já não for viva, pode fazê-lo na mesma, na sua mente ou escrevendo-lhe uma carta). 
Pergunte a si próprio o que é necessário para que sinta que esse relacionamento foi curado e concluído. Não se apresse nas suas respostas. Existirão dádivas que é necessário ofertar? Presentes que gostaria de ter recebido? Se há ofertas a ser dadas, dê-as. Presentes a ser recebidos? Veja se pode pedi-los. Se não puder ou essa pessoa não estiver disponível para lhos dar, receba-os de outra pessoa ou torne-se consciente dos outros presentes que essa pessoa lhe deu. 
Tudo isto faz parte do processo de perdoar. Sem o perdão, a nossa vida fica obstruída, a nossa saúde debilitada e a nossa capacidade de amar restringida.


5- Dizer Sim 

A que é que diz um Sim aberto na sua vida? Com o que é que consegue estar a 100%? 
Se não houver nada, escolha algo com que gostaria de fazer este exercício. Agora faça-o. 
Coloque-se na presença do que quer que seja (pessoa, animal, planta, situação) e, diga-lhe sim! Abra os seus braços e o seu coração. Abra a sua mente. Solte todas as reservas. Sinta-se a expandir como os ramos de uma árvore. Diga sim, sim e sim uma e outra vez. 

Brenda Shoshanna

 

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Pensamento da semana...

" Há momentos em que temos o poder de dizer sim à vida. 
Então, a paz entra em nós e torna-nos inteiros" 

                                              Ralph Waldo Emerson

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

2013... Ano de Celebração da Vida



Há sempre motivos para celebrar a vida, mas talvez este seja o ano especialmente indicado para fazê-lo. Para muitos superar 2012, o ano em que supostamente acabava o mundo, ou pelo menos o mundo tal como o conhecemos, já é um motivo suficiente de celebração.
Se bem que aumentaram as catástrofes naturais, as crises financeiras e politicas, há também muitas coisas que celebrar. A primeira é que estamos vivos. A segunda é que estes duros anos de crise são uma grande oportunidade para o crescimento pessoal e global.

Países que durante muitos séculos estiveram sob ditaduras, derrotaram os seus líderes, a justiça começa a chegar a todas as esferas sociais, não são responsabilizados só os mais desfavorecidos. Hoje em dia nem o dinheiro, nem os títulos, nos garantem que vamos ficar impunes se violarmos a lei. Creio que nos encontramos perante um fenómeno sem precedentes e que é razão mais que suficiente para celebrar a vida com especial entusiasmo.

Na década de 1960, vivíamos debaixo de uma ameaça nuclear e parecia que o fim era iminente. Mas a vida tem uma capacidade infinita para se renovar e maravilhar-nos.
Nos meus momentos de desanimo sempre me acompanhou uma afirmação que diz: "Tudo o que acontece, vem por bem". Foi a minha tocha na obscuridade, a minha forma de recuperar a minha fé na Vida quando as coisas não eram como a mim me parecia que deviam ser.
A vida sabe melhor que nós o que necessitamos para evoluir e cumprir a missão para que viemos a este mundo.

Estamos perante uma etapa de grandes desafios e oportunidades. Os grandes desafios põem a descoberto as nossas debilidades, é muito difícil avançar quando nem sequer somos conscientes do que é que temos que mudar nas nossas vidas.
Acabou-se isso de nos deixarmos levar pelos acontecimentos e ser "vitimas" da fatalidade. É tempo de amadurecer e desenvolver a nossa fortaleza. Somos seres conscientes que criamos em colaboração com a Força Universal Consciente, à qual pertencemos e que nos pertence.

Todas as pessoas e seres deste planeta têm um destino, em que nós mesmos criamos a raiz das nossas acções e pensamentos. Por sua vez as nossas acções e pensamentos interagem com as de outras pessoas criando redes de acontecimentos em que nos vemos envolvidos sem saber porquê. Mas se desconstruíssemos essa rede daríamos conta de que em algum momento intervimos através de um pensamento ou acção, para nos encontrarmos nessa situação. Sermos mais conscientes dos nossos pensamentos e acções simplifica-nos a vida e somos mais felizes.
Quando parece que não podemos fazer nada para mudar uma situação, há sempre algo que podemos fazer:  mudar a nossa forma de reagir à mesma.

Na realidade, a felicidade é algo muito simples: fluir com a vida. A infelicidade é opor-lhe resistência. A única forma de sair de uma situação não desejada é aceitando-a e ser consciente do que nos conduziu até ela. 

Encontra uma razão para dar graças à vida todos os dias. estou segura de que quando reflectimos sobre ela, não encontrarás só uma, senão uma infinidade. Cada coisa pequena que damos como feita, na realidade, é um verdadeiro milagre, uma infinita cadeia de causas e efeitos que nos levou a isso que nos parece tão normal. Ser consciente disso e estar agradecido é celebrar a Vida.

Celebra 2013, tens 365 razões para o fazer!!

Louise L. Hay 

Sessões de acompanhamento individual do Método Louise Hay aqui