segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pensamento da semana...

"A vida possui uma forma espantosa de nos confrontar e espelhar exactamente as energias que precisamos descobrir dentro de nós e integrar nas nossas vidas".
                                                                            

                                                                    Shakti Gawain

quinta-feira, 25 de julho de 2013

A montanha...





Há montanhas exteriores e montanhas interiores. 
Só a sua presença já nos acena, nos chama para que a subamos. Talvez todo o ensinamento de uma montanha seja que a transportamos inteira dentro de nós, tanto a exterior como a interior. 
Por vezes, procuramos e procuramos a montanha sem a encontrarmos, até que chega a altura em que já estamos suficientemente motivados e preparados para encontrar um caminho, primeiro na base, depois até ao cimo.

A subida da montanha é uma metáfora poderosa para a procura da vida, para a jornada espiritual, o caminho do crescimento, transformação e compreensão. 
As dificuldades árduas que encontramos ao longo do caminho personificam os próprios desafios de que precisamos para nos alongarmos e expandirmos as nossas fronteiras. No fim, é a própria vida que é a montanha, o professor, servindo-nos oportunidades perfeitas para fazermos o trabalho interior de crescimento e força e sabedoria. E temos que fazer muita aprendizagem e crescimento assim que escolhemos encetar a jornada. Os riscos são consideráveis, os sacrifícios temerosos, o resultado sempre incerto. É a escalada em si que é a aventura, e não simplesmente sentar-se no topo. 

Primeiro aprendemos como é na base. Só mais tarde é que encontramos as rampas, e talvez finalmente, o cimo. Mas não se pode permanecer no topo de uma montanha. A jornada não está completa sem a descida, o voltar sobre os seus próprios passos e ver o conjunto uma vez mais de longe. Mas por se ter estado no cimo, contudo, ganhou uma nova perspectiva, e poderá mudar o seu modo de ver para sempre. 

Jon Kabat-Zinn


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pensamento da semana...

" Uma relação amorosa nunca nos pode tornar inteiros. Pelo contrário, permite-nos experimentar melhor a nossa própria integridade".

                                                                                   Judith Orloff

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Pensamento da semana...

"Quanto mais nos centrarmos no exterior, maior será o espaço vazio, faminto e desorientado que teremos necessidade de preencher no interior".

                                                                           Shakti Gawain

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sou a minha própria autoridade









Cada pessoa é uma autoridade mundial sobre si mesma, ou poderia ser se começasse a lidar com a coisas de forma consciente. Grande parte da informação que cada um de nós precisa de aprender sobre si mesmo ou sobre a sua saúde- informação que desesperadamente precisamos para podermos crescer, curar-nos e fazer verdadeiras escolhas na vida- já está na ponta dos nossos dedos, ou antes, mesmo por baixo do nosso nariz.

Aquilo que é preciso para participar mais intensamente na nossa própria saúde e bem-estar é simplesmente ouvir com mais atenção e confiar naquilo que ouvimos, confiar nas mensagens da nossa própria vida, do nosso próprio corpo, mente e sentimentos.
Desenvolver esta atitude significa autorizar a vida própria e, assim, assumir de alguma maneira a autoridade sobre si mesmo. Isto requer acreditar em si próprio. Mas, lá no intimo, infelizmente, muitos de nós não acreditamos.

As perguntas conscientes, podem curar a baixa auto-estima, pela simples razão de que esta é na verdade um cálculo errado, uma má percepção da realidade.
Os nossos problemas de auto-estima derivam em grande parte do nosso pensamento, ajudado pelas experiências do passado. Só vemos as nossas insuficiências e fazêmo-las inchar despropositadamente. Ao mesmo tempo, tomamos as nossas boas qualidades como garantidas, ou não as reconhecemos de todo.
Talvez fiquemos agarrados às feridas de infância muitas vezes profundas e ainda a sangrar, e esquecemo-nos ou nunca descobrimos que também temos qualidades douradas.
As feridas são importantes, mas também a nossa bondade interior, os nossos cuidados, o nosso carinho em relação aos outros, a sabedoria do corpo, a nossa capacidade de pensar, de saber o que é o quê. E nós sabemos realmente o que é o quê, muito mais do que nos permitimos.
No entanto, em vez de ver de forma equilibrada, persistimos frequentemente no hábito de projectar nos outros que eles estão certos e nós não. 
Torço o nariz quando as pessoas se projectam assim para cima de mim. Tento devolver-lhes tudo de forma tão sensata quanto consigo, na esperança de que percebam o que estão a fazer e perceber que a sua energia positiva para mim é realmente deles. O ser positivo pertence-lhes. É a sua energia, e precisam de a conservar, de a usar e de apreciar a sua origem. Porque é que hão-de dar o seu poder? Eu já tenho problemas que cheguem. 


 Jon Kabat-Zinn




segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pensamento da semana...

"Sê paciente com tudo mas sobretudo contigo mesmo"
                              

                                São Francisco de Sales

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pensamento da semana...

"Não se esqueça de que ninguém pode fazê-lo sentir-se inferior sem o seu consentimento"
                                                                                   Eleanor Roosevelt