segunda-feira, 31 de março de 2014

Pensamento da semana...

"Acreditamos que tudo o que há a encontrar se encontra na luz (onde é mais fácil procurar), quando na verdade, as nossas respostas se encontram apenas em nós!"

                                                              Leo Buscaglia


Siga o Blog no Facebook

quarta-feira, 26 de março de 2014

Dialogar com as vozes internas...




Todos  nós queremos agarrar-nos a estranhas imagens de nós e abandonar outras.
De nós coabitam muitas vozes. Para entrar em contacto com o nosso conhecimento intuitivo, temos de tomar consciência e ouvi-las. Contudo, estas vozes interiores têm por vezes necessidades contraditórias e, quando assim é, enviam mensagens diferentes, que nos podem deixar confusos. 
Por exemplo, decide seguir a via da acção. A meio do dia, uma voz interior diz-lhe que dê uma volta de 180 graus. Inicia um novo projecto e, de repente, oura voz assedia-o com dúvidas e medos. Imaginemos outro cenário: apaixonou-se e está feliz até que uma voz começa a chamar a sua atenção única e exclusivamente para os aspectos negativos do seu companheiro/a. Qual destas vozes é a verdadeira? Em qual deverá confiar?
Formulamos com frequência estas questões porque, de uma forma geral, não temos consciência das diversas vozes que nos habitam e nos enviam mensagens contraditórias. Corremos de um lado para o outro, reagindo a impulsos ocasionais. Na verdade, os impulsos não são casuais e sim respostas directas às diferentes vozes interiores.
É importante aprendemos a ouvi-las, embora muitas destas vozes nos possam assustar. Dado que são por vezes, ameaçadoras, tendemos a ignorá-las. Embora as ouvimos na mesma, mas a um nível inconsciente. Estas vozes, subtilmente, vão afectar o nosso comportamento e aquilo que sentimos. Bloqueá-las é perigoso, porque perdemos a lucidez e o poder de fazer escolhas positivas. 
Quando permitimos que estas vozes falem, quando as ouvimos, aceitamos e agradecemos, estas partes de nós antes ocultas ganham expressão e sentem-se igualmente aceites. 
Quando paramos e e ouvimos com respeito o que se passa dentro de nós, dando a cada uma das vozes interiores a possibilidade de ser ouvida, tornamo-nos mais vivos, libertamos a nossa energia e reclamamos a totalidade do que somos. 

Brenda Shoshanna


Siga o Blog no Facebook

segunda-feira, 24 de março de 2014

Pensamento da semana...

"Não deve ser dada uma ordem ao mundo, pois o mundo é a encarnação da ordem."

                                                                     Henry Miller


Siga o blog no Facebook

quarta-feira, 19 de março de 2014

Nenhum problema pode ser resolvido no mesmo nível de consciência que foi criado *






O nível do problema nunca é o nível da solução. 
Quando duas partes disputam, recorrem a um juiz, porque a imparcialidade e os distanciamento estão num nível mais elevado do que a combatividade e a recusa de sair da posição em que se está.
Espiritualmente, existe um nível mais elevado do que todos os outros - é o nível da transcendência. Quando transcende, liberta-se de ligações pessoais. Já não fica preso a hábitos nem a condicionalismos antigos, solicita à sua consciência mais elevada que entre na situação e encontre uma solução.
Transcender é mais do que simplesmente deixar ir. Em termos práticos, estão implicados outros passos:

- afasta-se do problema e fica a saber que existe mais do que uma maneira do analisar
- abandona a sua pretensão de ser já detentor da verdade
- abre-se a novas possibilidades
- afasta a resistência interior para encontrar uma resposta, esta resistência pode surgir sob a forma de irritação, ressentimento, inveja, teimosia ou insegurança
- convoca a resposta para que se manifeste do modo que quiser, o que significa estar atento a alternâncias e a mudanças inesperadas - o seu opositor mais acérrimo pode de repente concordar consigo, ou agravos antigos podem desaparecer.

O que viabiliza a transcendência não é a fé cega em si próprio. É permitir que uma visão completa do mundo se manifeste através de si. Se não sentir que os princípios iniciais são verdadeiros, o seu eu mais elevado não se sentará num tapete mágico para lhe resolver os problemas. 
Contudo, se se dedicou ao processo de crescimento pessoal e à expansão de consciência, então, os poderes que anteriormente estiveram ocultos, ou bloqueados irão manifestar-se. 
Uma famosa máxima do grande escritor alemão Goethe diz: "Seja corajoso e forças poderosas virão ao seu encontro". 
A coragem é a capacidade de sair dos limites impostos pelo medo e pela insegurança. Transcende as sua próprias limitações, sem que seja necessário um teste de coragem. 


Deepak Chopra

* Albert Einstein

segunda-feira, 17 de março de 2014

Afirmação da semana...

"Tudo o que faço resulta de uma escolha."

                                      Louise L. Hay

quarta-feira, 12 de março de 2014

Dizer Não




Quanto medo não se instala devido à nossa dificuldade de dizer não!
Não me refiro ao "não" automático e impulsivo que nos sai como forma de resistência, raiva ou teimosia. Falo de outro tipo de negativa que surge da compreensão e da aceitação de quem somos e de quem não somos. Surge de compreendermos e aceitarmos o que é verdadeiro para nós e o que é falso. Este "não" é um sinal de respeito por nós. 
Constitui o reconhecimento de que é correcto sermos quem somos, de que não temos de nos disfarçar, distorcer ou rejeitar. Não temos de ser tudo para toda a gente. 
Muitos de nós não sabem a que deverão dizer que não. Sentimo-nos culpados e envergonhados por não acedermos a tudo. Sentimos que se não formos ao encontro das necessidades de todos os outros, falhámos ou algo está errado em nós. Há quem imagine que deveria ser capaz de estar bem em todo o lado e dar resposta a todos os pedidos. Todavia, esta atitude dispersa as nossas forças e provoca grande confusão. Viver assim faz-nos perder o contacto com o nosso verdadeiro "eu" e impede-nos de desenvolver a coragem para sermos realmente quem somos.
Se não for capaz de de dizer "não" está a rejeitar-se e o seu "sim" não é real. Constitui apenas uma resposta automática, motivada pela obrigação e pelo desejo de ser aceite. Esse não é um verdadeiro "sim", vindo da totalidade do ser. 
Se não é capaz de dizer um "sim" incondicional e inequivoco é porque não está a viver no seu "eu" verdadeiro.
Quando diz "sim" ou "não" de forma incondicional, de alma e coração, não há lugar para o medo.

Brenda Shoshanna




segunda-feira, 10 de março de 2014

Pensamento da semana...

"A razão do caminho espiritual é o confronto com as nossas resistências e a descoberta da nossa força interior."

                                                                                   Deepak Chopra


quarta-feira, 5 de março de 2014

As crenças...




Trazemos para as experiências do presente as nossas formas de pensar do passado e filtramos as experiências recentes para criar ilusões no presente.
Uma verdade universal é que o mundo tal como o conhecemos, incluindo a percepção de nós mesmos, não é de todo como nós somos ou como o mundo é. 
Durante a infância, recolhemos memórias que guardamos para o futuro. Esses fragmentos, positivos ou negativos, constituem o nosso sistema de crenças e filtram cada situação actual, definindo como nos percepcionamos a nós a às outras pessoas e situações. 

Muitos dos sentimentos que nutrimos por nós e pelos outros são ilusões. As crianças a quem se diz que nunca estarão à altura de nada desenvolvem com frequência uma imagem de si mesmas como incapazes, ineficientes, inferiores, indignas, sem valor ou mal-amadas, e é esse conjunto de crenças que as dirige enquanto adultos. 
Por vezes, inconscientemente, vamos procurar experiências no presente que correspondam às nossas imagens, num esforço para confirmar as nossas crenças mais profundas. 
Se pensar que não se sairá bem numa entrevista de emprego (por se considerar incapaz), ela não lhe correrá bem. Se se considerar incapaz, há-de conduzir todas as experiências de acordo com esse sistema de crenças e recolher factos que o comprovem. As situações que contrariem essa crença de inadequação serão ignoradas, descontadas ou minimizadas, ou nem sequer retidas como parte da experiência. Nesse sentido, continuará a procurar as suas incapacidades, apesar de se confrontar diariamente com um autêntico leque de reacções construtivas. Os elogios serão supérfluos, e dirá a si mesmo que os sucessos são coincidências e os fracassos, a prova viva de quão incapaz é.

Somos o que pensamos ser e mudamos ao mudar as nossas perspectivas. Ao alterar o modo como pensamos, podemos mudar as circunstâncias da nossa vida; podemos transformar as dificuldades e desespero numa vida de confiança e serenidade.
Tudo o que fazemos é pensado antes de ser uma acção.  

Bryan Robinson

segunda-feira, 3 de março de 2014

Pensamento da semana...

"Na realidade, não pode dar mais amor aos outros do que dá a sim próprio, nem consegue receber mais amor dos outros do que recebe de si próprio. Você é a única fonte de amor da sua vida. As pessoas com quem se cruza são sempre o reflexo perfeito do que pensa e sente acerca de si próprio."

                                                                        Bob Mandel