quarta-feira, 25 de julho de 2012

SIMPLESMENTE RESPIRAR...






A respiração é um indicador claro da nossa vida interior: uma ponte entre corpo e mente.
Aprender a prestar atenção à respiração é o principio da meditação. É uma forma de observar que estamos vivos, de nos acalmarmos e de regressarmos ao aqui e agora. Observar a respiração torna-nos conscientes dos nossos corpos e da sua interdependência com o mundo. Um curto período dedicado todos os dias à respiração consciente, sentado numa posição erecta e vigilante, ou caminhando lentamente, ou quando se faz uma pausa a meio de outras actividades, melhora a saúde e acalma a vida da pessoa. 
Respire a partir do abdómen. Não tente alterar o fluxo natural, observe apenas. A respiração tornar-se-á naturalmente mais profunda. Muitas pessoas respiram apenas com a parte superior do tórax, o que as torna mais vulneráveis ao pânico. 
Se, ao longo do dia, puder parar de vez em quando, talvez quando o relógio badala ou toca o telefone, e desfrutar da respiração durante um minuto antes de regressar à tarefa entre mãos, haverá menos acumulação de stress e as coisas serão feitas de uma forma mais equilibrada e cuidadosa. 
A meditação é um processo de fixar a atenção num objecto salutar. A respiração é um desses objectos. A plena atenção à respiração é uma das formas mais simples e profundas de meditação e todos podemos beneficiar dela.

David Brazier



Inspirando, acalmo o meu corpo.
Expirando, sorrio.
Inspirando, detenho-me no momento presente 
Expirando, sei que é um momento maravilhoso.
                                             
                                  Thich Nhat Hanh

Sem comentários:

Enviar um comentário