quinta-feira, 23 de agosto de 2012

7 PASSOS PARA DESENVOLVER A SUA AUTO-ESTIMA





1- Aumentar o número de coisas positivas a dizer-se sobre si mesmo: A repetição continuada de uma ideia, tende a formar parte do nosso sistema de crenças. Este é o modo pelo qual se adquire a maioria das crenças, conscientes e inconscientes. 
Portanto, centre-se em pequenos sucessos e em experiências positivas, cada vez que fizer qualquer coisa bem feita, por mais pequena que seja, reserve um momento e centre-se nesse pequeno sucesso...
Elabore uma lista de qualidades positivas e habilidades que possui, por ex. "tenho um sorriso fantástico.. sou uma excelente cozinheira..."
Recite a lista de qualidades frente ao espelho e em voz alta e acrescentar a cada qualidade a frase "Eu gosto". Por ex. "Compreendo muito bem os problemas dos outros e isso agrada-me."

2- Diminuir o número de pensamentos negativos que dizemos quando saem à luz as nossas fragilidades: Para  conseguir eficazmente este ponto convém responder no papel a perguntas deste tipo: 
"Que tipo de situações me fazem sentir mal comigo mesmo? Que tipo de actividades quis experimentar mas não tentei porque temia não poder fazê-las bem? Que relações com as outras pessoas me deixaram sentimentos negativos, especialmente nos últimos tempo?" Quanto mais souber de si mesmo, melhor e mais rápido se desprogramará o velho e se abrirá o novo. Reformule-se positivamente, ainda que no principio não o creia. Crie frases curtas. Por ex. se se percepcionar como frágil, decrete-se "Sou forte" ou "Estou a aprender a ser forte". É importante que, ante os comportamentos negativos, trabalhe com a sua mente criando os opostos e reforçando-os diante dos espelho. 

3- Aprenda a rir-se das suas falhas e amplie a sua capacidade de humor: Convém treinarmos o aceitar as nossas debilidades e erros, e para isso, cada vez que nos reprovarmos. devido a uma fragilidade e erro pessoal, lembre-se que "Você não é os seus erros". Existe uma diferença entre o "eu identidade" e o comportamento do eu. 

4- Aprender a deixar de se comparar com os outros: Se quer corrigir a sua insegurança, quando estiver entre pessoas as quais sinta que reina a avaliação, repita intimamente e com frequência: "Não sou inferior, não sou superior, simplesmente sou EU". Recorde que é único e irrepetível no Universo. 

5- Reduzir a indecisão. A indecisão é o fruto de uma preocupação excessiva a respeito daquilo que os outros pensarão acerca das nossas decisões. Desenvolva uma visão mais realista dos erros, a maioria dos erros adquire grande importância quando são magnificados pelo medo do fracasso e pelo pensamento perfeccionista. Reduza a auto-critica e adopte a atitude "do que é", o objectivo é determinar o que aconteceu na realidade, a fim de poder identificar se poderá fazer de maneira diferente. 

6- Limitar o número de compromissos que se contraem: Aceitar mais compromissos dos que na realidade nos apetece e convém, acarreta sacrifícios das próprias necessidades e desejos, conduzindo à auto-reprovação e a mais perda de auto-estima e auto-aceitação. Um bom "não" faz valorizar o nosso futuro "Sim".    

7- Utilizar a imaginação positiva. Recorde e recrie-se com frequência em experiências agradáveis. 

Adaptado de Escola Espanhola de Desenvolvimento Transpessoal
      





Sem comentários:

Enviar um comentário