segunda-feira, 6 de agosto de 2012

QUE QUERO EU? SER FELIZ?






Ser feliz parece ser o objectivo derradeiro de tudo o que fazemos, mas a maioria de nós procura a felicidade por vias travessas. Temos objectivos materiais, como querer comprar uma casa melhor, um carro melhor ou objectos caros. Temos objectivos que têm a ver com os nossos relacionamentos. Queremos sentir segurança, queremos sentir que nos integramos em algum sitio. Desejamos exprimir-nos livremente, exprimir a nossa criatividade. Alguns de nós querem poder ou riqueza, outros talvez queiram ser famosos. No entanto, se perguntar às pessoas porque querem todas estas coisas, a resposta será sempre a mesma: acreditam que, se conseguirem atingir este objectivos, então serão felizes

Se transformarmos a felicidade no nosso objectivo principal, em vez de uma coisa que se atinge por meio de outras, então conseguimos facilmente fazer e obter tudo o que queremos. 
A felicidade é um estado de alma e de consciência. A maioria das pessoas diz: "Sou feliz porque...porque tenho família e amigos, porque tenho um bom emprego, porque tenho dinheiro e segurança.".  Todas estas razões são frágeis, podem desaparecer como a brisa que passa. Se a felicidade que  sente, tem sempre origem em coisas exteriores a si, então está à mercê de cada situação que vive e de cada pessoa que conhece. 

A felicidade é um estado de espírito que já está presente dentro de nós, mas muitas das vezes encontra-se encoberta por todo o tipo de distracções. Tal como um belo nascer do sol que é  tapado pelas nuvens, também a nossa felicidade interior se esconde atrás da preocupações  do dia a dia. Os condicionamentos  e uma percepção reduzida impedem-nos de vê-la nas profundezas do nosso coração. É possível, aprendermos a elevarmo-nos acima das nuvens que nos limitam e redescobrir a nascente da alegria no mais profundo de nós. 
Quando se descobre esta alegria, começam a acontecer, coisas maravilhosas que parecem milagres. A expressão da felicidade faz nascer um sentimento de relação com o poder criativo do universo. A noção desta relação faz-nos sentir que nada nos pode impedir de realizarmos os nossos desejos. Quando a nossa vida é uma expressão do nosso estado interior de felicidade, descobrimos uma enorme reserva de poder dentro de nós. Este poder liberta-nos do medo e das limitações. Há quem lhe chame "estado de graça". Viver esta graça, ou favorecimento é encontrarmo-nos no sitio certo à hora certa, ter as leis da natureza a nosso favor ou simplesmente "ter sorte". 

Apesar da felicidade ser o objectivo no fim de todos os objectivos, aquilo realmente queremos, para lá da própria felicidade há algo mais: a compreensão do mistério da nossa existência. Independentemente de muitos dos desejos que virmos satisfeitos, continuará a haver uma vozinha interior que não nos dá descanso, que pergunta: 

"Quem sou eu?"
"De onde vim?"
"Qual o significado da minha vida, qual é o seu objectivo?"
"Para onde irei quando morrer?"

O ser interior de cada um de nós espera pacientemente até estarmos prontos, quando esse momento chega, convida-nos a entrar no luminoso mistério da existência em que todas as coisas são criadas, alimentadas, renovadas. 
Não pode haver tarefa mais importante na nossa vida que entrar em contacto com o nosso ser interior, que é a fonte de toda a existência. 
O mundo tem estado à espera que nos transformemos porque também o mundo se quer transformar. Quando mudamos o mundo muda, porque nós e o mundo somos um só. 

Deepak Chopra

Sem comentários:

Enviar um comentário