quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Consciência...





A consciência é um estado de ser em que podes optar por viver. Significa estar desperto para o momento. 
Trata-se de ser um observador perspicaz do que é assim e porquê; do que está a acontecer e porquê; do que pode fazer com que não aconteça e porquê; de todos os desfechos possíveis- e mais prováveis- de qualquer escolha ou acção, e do que as torna possíveis e prováveis. 
Viver em consciência é não fingir que não se sabe.
A consciência trata de ser consciente, e ser consciente de que estás consciente. 
A consciência tem muitos níveis.
A consciência é estares consciente do nível de consciência de que estás consciente, e estares consciente de que não existe nenhum nível de consciência de que possas não estar consciente, se estiveres consciente disso. 
Quando vives uma vida de consciência, deixas de fazer as coisas inconscientemente. Não podes, porque estás consciente de que estás a fazer qualquer coisa inconscientemente e isso, evidentemente, significa que estás a fazer conscientemente. 
A consciência é reparar no momento. É parar, olhar, escutar, sentir e experimentar totalmente o que está a acontecer. É uma meditação. A consciência transforma tudo numa meditação. Lavar a loiça. Fazer amor. Cortar a relva. Dizer uma palavra em voz alta a outrem. Tudo se torna numa meditação. 
O que estou a fazer? Como estou a fazer isto? Porque estou a fazer isto? Que estou a ser enquanto faço isto? Que estou a experienciar neste preciso momento? Como estou a experienciá-lo? Porque estou a experienciá-lo da forma como o estou a experienciar? O que estou a ser enquanto o experiencio? Porque estou a ser isto enquanto estou a experienciar? O que tem isto tudo a ver com o que estou a experienciar? O que tem tudo isto a ver com o que as outras pessoas experienciam de mim?

A consciência é passar para o nível do Observador Que Não é Observado. Estás a observar-te a ti próprio. Depois estás a observar-te a observares-te a ti próprio. Finalmente, não há ninguém a observar-te a observares-te a ti próprio. Tornaste-te o Observador Que Não É Observado.
Isso é Consciência Total. 
É fácil. Não é tão difícil nem complicado como parece. Trata-se de parar, olhar, escutar, sentir. Trata-se de saber, e saber que sabes. 

Neale Donald Walsch 

Sem comentários:

Enviar um comentário