quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Observar...




No Universo nada mais resta ao homem além de aprender a "Observar".
O desenvolvimento consiste unicamente na modificação do ponto de vista: todas as expressões exteriores são apenas a expressão de uma nova visão.
O ser humano gosta de imaginar que cria algo novo, e por isso fala com orgulho das suas descobertas. Mas ao fazer isso não percebe que só pode encontrar, nunca descobrir.  Todos os pensamentos e ideias estão sempre potencialmente presentes; o ser humano apenas precisa de tempo para integrá-los.
Não importa se o que dissermos possa parecer incómodo aos que gostam de melhorar o mundo: nada há a melhorar ou a modificar, a não ser a própria visão das coisas. E, assim sendo, todos os problemas mais complicados, em última análise, reduzem-se à antiga fórmula: conhece-te a ti mesmo! É tão difícil e árduo que tentamos continuamente desenvolver as mais complexas teorias e sistemas para conhecer e modificar os outros e as correlações com o meio ambiente. Depois de tanto o esforço, é de facto uma decepção que todas essas teorias, sistemas e esforços tão prezados por nós sejam simplesmente varridos da mesa e substituídos pelo singelo conceito do "autoconhecimento". O conceito pode parecer simples, no entanto a sua aplicação não o é.
Tudo o que precisamos fazer é melhorar-nos, na verdade, é ver-nos como de facto somos!

Adaptado de "A Doença como Caminho"

Siga o Blog no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário