sexta-feira, 13 de março de 2015

O que é a expansão da consciência...





À medida que crescemos, evoluímos e expandimos a nossa consciência no plano individual e no colectivo, os velhos moldes que tinhamos criado vão deixando de servir, como a roupa a uma criança. Para crescer a consciência rompe as suas antigas estruturas. Eram adequadas ao seu tempo, protegeram-nos, ajudaram-nos a expressar-nos, mas um dia deixámos de caber nelas. Dessa consciência mais alargada criamos então novas forma mais flexíveis, que nos servem de apoio no novo nível de consciência.
A nível pessoal, vemos este processo em acção quando perdemos um emprego que tinha deixado de nos entusiasmar, ou quando rompemos um relacionamento em que nos sentíamos seguros e confortáveis, mas que actualmente nos parece cada vez mais asfixiante. A nível colectivo, o processo traduz-se no ruir de sistemas económicos e sociais, na desintegração ou mudança radical das instituições. 
Quando tomamos consciência daquilo que nos é oferecido, tanto individual como colectivamente, o nosso antigo comportamento passa a ser visto de outra forma. O que até então se nos afigurava perfeitamente normal parece de repente muito limitado, insuficiente, ou mesmo um tanto absurdo. É como se tivessemos subido a um patamar de consciência donde pudéssemos olhar para trás e perceber como era limitada a nossa visão anterior. 

Talvez dê por si a continuar a seguir esse padrão por algum tempo, porque uma parte de si continua agarrada ao comportamento que lhe é familiar, embora lhe reconheça limitações e saiba que realmente já não lhe serve. Com o tempo, ver-se-á a adoptar uma atitude diferente e mais gratificante. 

O periodo realmente desconfortável é a fase intermédia quando nos tornamos mais conscientes do que podemos melhorar, mas não conseguimos avançar. É nessa altura que o transe hipnótico começa a falhar e descobrimos o nosso sofrimento. Por difícil que seja é uma fase necessária, importante e inevitável. Temos de ter paciência e compaixão connosco, sabendo que uma mudança autêntica leva tempo. 

Neste momento, tudo aquilo que há séculos temos escondido e negado está a vir à luz, exigindo o despertar duma nova consciência. Chegou a altura de admitir que continuamos agarrados a padrões de pensamento que já não nos servem. Começamos pessoal e colectivamente, a abrir-nos à revelação de que chegou a hora de criarmos uma vida e mundos diferentes.
Chegou a hora da mudança e da transformação.

Shakti Gawain

Siga o Blog no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário