quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Aprender a Viver no Momento Presente



Podemos ensinar a mente a viver no presente, mas treinar a mente é como treinar o corpo, é necessário um esforço constante e regular para uma mente sã.
Aqui estão alguns exercícios de Mindfulness e quando os fizer com facilidade, poderá adaptá-los às suas actividades diárias:

Não faça nenhum movimento inútil
Quando tem pressa, faz muitos movimentos desnecessários, abre a gaveta errada, deixa cair coisas para o chão, escolhe a peça de roupa inadequada...

Caminhe dez passos, descalço e com consciência
Em casa, descalce-se e caminhe dez passos, muito concentrado, sentindo o chão, a pressão sob os pés, a temperatura, etc.

Coma algo que lhe agrade, com plena concentração
Escolha uma uva, olhe-a, cheire-a, coloque-a muito devagar na boca e saboreie-a também muito devagar, sentindo todas as sensações que ela lhe produz. Sente o sabor? É doce ou não? É pequena ou grande? Pense só na uva, concentre-se apenas nela.

Sinta prazer com o que o rodeia
Sentir gratidão é uma forma muito rápida de perceber melhor a realidade. O monge beneditino David Steindl-Rast propõe este simples exercício: "Durante o dia, aprecie alguma coisa que nunca tenha apreciado."

Não faça sempre o mesmo nem da mesma maneira
Talvez uma das razões porque o cérebro tem tendência a desligar-se do que faz é por pretender fazer as coisas de forma mecânica. Desafie-se a mudar todos os dias algum dos seus gestos automáticos, como sentar-se num lugar diferente à mesa, ou lavar os dentes ao contrário do que costuma fazer, ou sentar-se no lado oposto do sofá.

Elsa Punset

Siga o Blog no Facebook



Sem comentários:

Enviar um comentário