quarta-feira, 3 de outubro de 2012

NADA FALTA E NADA SOBRA...



"Não podes fazer nada directamente com a obscuridade, se queres fazer algo, terás que trazê-la à luz. Introduz à luz e a obscuridade se irá. Apaga a luz e a obscuridade vem. 
Como deixar entrar a luz?
Permanece silencioso, sem pensamentos, consciente, alerta, atento, desperto."
                                             
                                                                                                         Osho




Sem o lado obscuro, o lado luminoso não existiria... Sem o lado obscuro não haveria mundo...
Assim, há que aceitar que este mundo é como é, uma dança cósmica de polaridades; desde o interior dos átomos até à vida das pessoas pode-se testemunhar esta dinâmica mudança entre luzes e sombras que nunca pára de expressar novas realidades. 

Se precisamos de um sentido ou um significado relativo para este lado obscuro da existência reflectida em nós, como indivíduos e como humanidade, poderíamos dizer que o propósito desta obscuridade é estimular a emergência do lado luminoso. O sentido da obscuridade é provocar o aparecimento da luz dentro de nós. 

Tudo na vida está compensado de uma forma ou de outra. Toda uma experiência de contracção ou dolorosa esconde uma oportunidade de expansão e crescimento. A luz abre-se a um passo através da crise, dos obstáculos, por isso temos que recordar que todo o sofrimento é uma "chamada de atenção" que este universo nos apresenta para provocar gradualmente o nosso despertar. 
Por muito obscuras que se apresentem as circunstâncias que nos tocam viver, temos que recordar que estas circunstâncias estão sempre inscritas dentro de um plano maior de expansão e aprendizagem; tudo o que nos sucede, embora no principio nos pareça desagradável e incómodo, é sempre uma passagem até à nossa verdade e nosso despertar... Tudo o que sucede em cada nível, e para cada nível, é perfeito, inteligência pura. 

Dizem os sábios que este mundo é o mais perfeito que pode ser, é o mais perfeito possível... A nossa vida é a mais perfeita possível... Cada colapso quântico é o mais perfeito possível... Tudo o que sucede é perfeito e não pode suceder de outra forma... 
Toma uns minutos e deixa que esta compreensão se fixe no teu coração...Dás conta das repercussões que esta compreensão pode ter no teu interior? 

O teu ser verdadeiro criou o ambiente mais propicio para aprender, a tua vida, agora mesmo, é perfeita. Estás onde tens que estar, com a capacidade para elaborar o que tens que fazer. A vida dará a cada momento o que necessitas, tudo o que chegar será adequado... Relaxa, todas as vontades surgem da Vontade do Ser..

Existem muitas pessoas, que devido precisamente à intensidade do sofrimento, lhes é difícil abrir-se a isto... "Como pode haver tanta dor no mundo? Como esta Inteligência criou uma vida tão desgraçada?" A mente não o pode compreender, e não basta ler nos livros... Há que vivê-lo...

Quando uma densa obscuridade chegar à tua vida, serena-te, respira e acolhe no teu coração essa obscuridade que chega... Então recorda: o propósito da obscuridade é estimular a emergência do lado luminoso. 
Continua a respirar, a observar, vive o que esta compreensão promove no teu interior, observa serenamente o que sucede com essa obscuridade que chegou... Darás conta que esta serenidade e esta observação, em si mesmas são luminosas.
Se mesmo assim, em algum momento te sentes perdido, se esta compreensão não brilha no teu interior, resta a Confiança...
Confiar significa render a nossa falta de compreensão à Sabedoria que guia secretamente todas as coisas.

Nada falta, nada sobra... Esta existência é perfeita e completa em si mesma... Permite a vida e flue com ela... Permite a transformação...

Antonio Consuegra Sebastián






Sem comentários:

Enviar um comentário