quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Lidar com a Dor






1- De onde vêm os golpes? 

Muitas vezes sentimo-nos repentinamente perturbados e desencorajados e não percebemos porquê. É como se algo tivesse vindo de trás e nos tivesse roubado a alegria. 
Agora, pare por uns instantes e sinta de onde vêm os golpes na sua vida. O que é que sente como sendo difícil de suportar? Preste atenção à sua reacção habitual a isto. Dedique alguns momentos de cada dia a fazer isto. 


2- Abandonar a culpa

Quem ou o que é que você culpa pelas dificuldades que está a enfrentar? De que forma se culpa a si próprio? Faça uma lista. 
Repare como o acto de culpar serve apenas como um ecrã, não lhe permitindo ver o quadro completo daquilo que se está a passar. Abandone alguma culpa hoje mesmo. Vá ao topo da sua lista e deixe de culpabilizar essa pessoa ou circunstância. Respire profundamente ao fazê-lo. Envie bons pensamentos a essa pessoa. Encare a situação como encararia uma tempestade na sua vida que assim como veio também foi embora. Você culpa a chuva por cair? 


3- Recusar-se a recusar

O que é que se recusa a experimentar na vida? Se o experimentasse, o que é que julga que iria acontecer? Imagine como seria experimentá-lo. Volte a imaginar. Repare na quantidade de energia que dispende a manter-se afastado desta experiência. Observe como faz dela algo de muito maior do que é na realidade. 


4- Curar um relacionamento ferido

Está (ou esteve) envolvido numa relação que esteja a precisar de ser curada? Deu e recebeu golpes que ainda não foram libertados ou perdoados? Dedique algum tempo a rever esta relação e veja o que foi que correu mal. Precisa de pedir o perdão de alguém? Precisa de perdoar? (a si próprio ou a outrem?). Decida hoje fazê-lo. Telefone ou escreve à pessoa. (Se a pessoa já não for viva, pode fazê-lo na mesma, na sua mente ou escrevendo-lhe uma carta). 
Pergunte a si próprio o que é necessário para que sinta que esse relacionamento foi curado e concluído. Não se apresse nas suas respostas. Existirão dádivas que é necessário ofertar? Presentes que gostaria de ter recebido? Se há ofertas a ser dadas, dê-as. Presentes a ser recebidos? Veja se pode pedi-los. Se não puder ou essa pessoa não estiver disponível para lhos dar, receba-os de outra pessoa ou torne-se consciente dos outros presentes que essa pessoa lhe deu. 
Tudo isto faz parte do processo de perdoar. Sem o perdão, a nossa vida fica obstruída, a nossa saúde debilitada e a nossa capacidade de amar restringida.


5- Dizer Sim 

A que é que diz um Sim aberto na sua vida? Com o que é que consegue estar a 100%? 
Se não houver nada, escolha algo com que gostaria de fazer este exercício. Agora faça-o. 
Coloque-se na presença do que quer que seja (pessoa, animal, planta, situação) e, diga-lhe sim! Abra os seus braços e o seu coração. Abra a sua mente. Solte todas as reservas. Sinta-se a expandir como os ramos de uma árvore. Diga sim, sim e sim uma e outra vez. 

Brenda Shoshanna

 

2 comentários:

  1. Excelente exercício para colocar em prática e aprender um pouco mais sobre nós.

    beijinhos

    ResponderEliminar