quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O Perdão...







Por mais atraente que o perdão seja teoricamente, é uma acção pessoal com muito poucos atractivos para a maior parte das pessoas, principalmente porque a verdadeira natureza do perdão continua a ser mal interpretada. 
Perdoar não é dizer à pessoa que nos fez mal, "Não tem importância", que é mais ou menos a maneira como a maioria das pessoas o vê. Pelo contrário, o perdão é um acto de consciência complexo, que libera a psique e a alma da necessidade de vingança pessoal e da percepção de si como vítima. Mais do que libertar de culpa as pessoas que provocaram as nossas feridas, perdoar significa libertar-se do controlo que a percepção de vitimização tem sobre as nossas psiques. A libertação gerada pelo perdão surge na transição para um estado superior de consciência- não apenas em teoria, mas energética e biologicamente.

A consequência de um acto genuíno de perdão aproxima-se do milagroso. Pode, na minha opinião, conter a energia que gera os próprios milagres.
Avaliem o que precisam de fazer a fim de perdoar os outros- e a vocês próprios, se necessário. Se precisarem de contactar alguém para uma discussão de encerramento, certifiquem-se de que não transportam a mensagem da culpa como propósito privado. Se assim for, não estão genuinamente preparados para se desligarem e continuarem em frente. 
Se precisarem de partilhar os vossos pensamentos de encerramento numa carta dirigida à pessoa, façam-no, mas, mais uma vez, assegurem-se de que a vossa intenção é reencontrar o vosso espírito ontem, não enviar mais uma mensagem de ira. 
Finalmente, criem uma cerimónia oficial para vós próprios na qual apelem ao vosso espírito para que regresse do passado e se libertem da influência negativa de todas as vossas feridas. Quer prefiram um ritual ou uma cerimónia privada de oração, representem a vossa mensagem de perdão de uma forma "oficial" a fim de estabelecer um novo começo. 


Carolyne Miss

2 comentários:

  1. Fernanda,

    È pena que nem todas as pessoas tenham a capacidade de perdoar.

    Beijinho e bom fim de semana .

    ResponderEliminar