quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A Raiva




Talvez tenha aprendido a ser uma criança boa e a reprimir a raiva simulando uma atitude "simpática" apesar do mal-estar que produzia o sentir que não o compreendiam. E portanto, é também possível que nos tempos actuais reprima a raiva, porque o zangar-se não é compatível com a imagem de "pessoa boa".

A raiva é uma reacção emocional intensa que surge quando nos sentimos ameaçados. Pode-se identificar aberta e directamente ou pode-se ocultar e expressar de um modo calado em forma de ressentimento crónico.
Na realidade, a palavra ressentimento vem de re-sentir, ou seja, voltar a sentir intensamente, uma e outra vez, uma dor do passado. Este ressentimento não tem só efeitos nocivos no nosso bem-estar emocional, com também no nosso bem-estar físico.

Para muitas pessoas, o deixar partir a raiva e o ressentimento supõe um grande risco porque têm a sensação de que obtêm alguma coisa ao apegar-se a eles. Estes "benefícios", costumam ser inconscientes e têm muito poder até que se tome consciência disso.

Observe se utiliza a raiva ou rancor de algumas da seguintes maneiras:


Permanece zangado porque isso dá a sensação de ter mais poder e domínio? 

Algumas pessoas acreditam que zangar-se é sinal de poder e amor próprio, no entanto, a raiva e o rancor costumam encobrir sentimentos de impotência, desilusão, insegurança e medo.
Aprender que temos direito a zangarmo-nos e fazermo-nos valer é são... já não o é, o facto de usar a raiva e a zanga para manipular e estabelecer limites.

Usa a raiva como um impulso para conseguir que as coisas se façam?

Algumas pessoas acreditam que para entrar em desacordo têm de se zangar, pensando que se as pessoas não se chatearem, não conseguem mudanças sociais ou politicas.
Quando estamos em contacto com a nossa verdadeira natureza, motivados por um sentido de justiça são, sentimo-nos frequentemente motivados para agir com compaixão e convicção, sem a força "adicional" da raiva.

Utiliza a raiva para controlar os outros?

Costuma acontecer que quando uma pessoa se zanga, os que a rodeiam, sentem-se culpados e assustados e, portanto, às vezes, deixam-se manipular. É possível que consigamos dominar os outros com a nossa cólera, mas pagamos um preço alto por isso.  

Usa a raiva para evitar comunicar?

Quando temos medo de arriscar a expressar os nossos sentimentos ou tememos as possíveis consequências de dizer a verdade, costumamos utilizar a zanga como mecanismo para evitar a comunicação sincera. Consideramos assim, a raiva como algo mais seguro que a intimidade e a autêntica comunicação. 

Usa a raiva para se sentir a salvo?

Quando se projecta a raiva para outras pessoas estas tendem a manter-se afastadas. Como não se podem aproximar, não temos motivos para nos sentirmos vulneráveis. 

Usa a raiva para se agarrar a uma relação?

Enquanto sentir a raiva está a manter a relação com a pessoa com a qual se zangou. Quando guardamos rancor é como se tivéssemos uma corrente que nos ata à pessoa com quem estamos ressentidos. 

Usa a raiva ou o rancor para se responsabilizar do que sucede actualmente na sua vida ou do que sente?

Este é talvez o que mais nos incita a agarrarmo-nos ao rancor, porque enquanto o fizermos, poderemos culpar a outra pessoa da nossa infelicidade. 


Seja amável consigo, quando se fizer estas questões, sem julgamentos e com a segurança de que existem maneiras mais satisfatórias de obter aquilo que rejeita.


Adaptado de Escola Espanhola de Desenvolvimento Transpessoal





2 comentários:

  1. Excelente partilha esta. Todos deveriamos de pensar nisto e ter consciência do que nos afecta. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar