quarta-feira, 27 de março de 2013

Aceitação e julgamento







O medo da rejeição incapacita milhões de pessoas. Ele faz com que o amor não correspondido seja uma tragédia compreendida por todas as culturas.
Espiritualmente, não podemos ser rejeitados, a menos que nos rejeitemos a nós próprios.
Para aprofundar a rejeição, precisamos olhar com mais atenção para o julgamento. Todo o julgamento resume-se ao julgamento contra nós próprios. E este pode assumir várias formas, tais como: o medo do fracasso, a sensação de ser vitimizado, falta de confiança, etc.
Na maior parte do tempo há uma sensação de "Não sou suficientemente bom", ou " Não importa o que conseguir, na realidade sou um fracasso".

Muitas pessoas arranjam uma falsa solução, desenvolvendo uma imagem ideal de si mesmos e tentam corresponder a essa imagem e convencer os outros de que é aquilo que são. Por vezes, esta auto-imagem pode ser tão convincente que até pode ser que se convença a si próprio.
Uma auto-imagem idealizada não é uma solução viável. Apenas a auto-aceitação é, e quando esta acontece, não há nada para os outros rejeitarem. Isto não significa que seremos amados universalmente, outras pessoas poderão afastar-se, mas caso aconteça, não nos sentiremos rejeitados. Isto não resultará numa ferida emocional.

Não há necessidade de defender quem realmente somos. Nós somos todos aceitáveis, não porque somos muito bons, mas porque somos completos. 
A nossa maior aliada é a consciência. O julgamento é constritivo. Quando nos rotulamos a nós ou aos outros, como maus, inferiores, indignos, etc. estamos a olhar por uma lente limitada. Amplie a sua visão e ficará ciente que por mais falhas, somos completos e plenos num nível mais profundo.
Quanto mais consciente for, mais se aceitará, isto não é um processo instantâneo. Precisa de observar os sentimentos que negou, reprimiu e disfarçou. Estes sentimentos são temporários, pode ir além deles, transcende-los. Não há nada a rejeitar, apenas muita coisa a observar.
Conforme se olhar de uma forma mais completa, terá uma maior compaixão pelas suas falhas, o que o irá conduzir para uma auto-aceitação completa.

Adaptado de Deepak Chopra 

Sem comentários:

Enviar um comentário