quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Sombra Iluminada...






A Sombra não tem apenas as nossas características sombrias, ou aquelas que a sociedade considera más. Inclui também todas as qualidades positivas que escondemos. Estas qualidades positivas são frequentemente citadas como "sombra iluminada". 
Não sepultamos apenas as nossas obscuridades, mas também os traços positivos- aspectos poderosos, amorosos. Podemos ter enterrado a genialidade, a competência, o humor, o sucesso ou a coragem. Talvez tenhamos escondido autoconfiança, carisma ou força. 

Encontramos a nossa sombra iluminada da mesma forma que descobrimos a sombra obscura. Olhamos à volta, para lugares onde projectamos a nossa luz noutras pessoas. Se vemos alguém que queremos imitar, é porque estamos a ver qualidades que existem dentro de nós. Se estamos encantados por outra pessoa, é porque o aspecto que gostamos nela existe dentro de nós. Não existe nenhuma qualidade noutra pessoa, e à qual reagimos que nos falte. Ela pode estar escondida  por trás de algum comportamento, ou nalguma crença antiga obscura, que diga que somos exactamente o oposto do que vemos na outra pessoa. 
Mas acredite que, se estiver atraído por uma qualidade em alguém, independentemente da sua grandiosidade, ela também existe em si. 

Qualquer coisa que o inspire é um aspecto seu. Qualquer desejo do coração existe para apoiá-lo na descoberta e manifestá-la. Se tem uma inspiração de ser algo, é porque tem o potencial para manifestar a qualidade que está a ver e o comportamento que essa qualidade fará aflorar. Não será exactamente da maneira como os outros expressam a qualidade, mas da sua maneira. 

Debbie Ford


2 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nisto desta forma. Geralmente presto atenção á sombra negativa, á positiva não ligo, mas, para o bem da minha auto-estima, vou começar a prestar mais atenção. :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois é Joana.... Aquilo que não tempos dentro de nós não podemos reconhecer no outro, os aspectos mais iluminados e mais sombrios.

      Beijinhos

      Eliminar