quarta-feira, 3 de abril de 2013

Conhecendo a Sombra....







Nascemos plenos, no entanto, a maioria de nós vive como ser humano parcial. Cada um de nós tem capacidade de ser uma parte importante de tudo. Somos capazes de tornar este mundo um lugar melhor do que encontramos. Estamos destinados à descoberta da nossa natureza genuína- o estado de ser no qual somos inspirados, iluminados e motivados por quem somos. Estamos destinados a superar a adversidade e a manifestar a versão maior da nossa alma individual, não uma versão de um self que nasceu da fantasia. As imensas fantasias da nossa vida surgem da dor do nosso potencial não realizado, mas os sonhos verdadeiros são uma realidade pela qual estamos dispostos a trabalhar, a lutar, ficar acordados até tarde- este é um futuro que está ao nosso alcance.
Só há uma coisa que nos pode roubar esse futuro, a nossa sombra- o lado obscuro, os segredos, os sentimentos reprimidos e os impulsos ocultos.

Carl Jung dizia que a sombra é a pessoa que preferimos não ser. A sombra pode ser vista em alguém da familia a quem mais julgamos, no funcionário público que condenamos...
Se compreendermos isto correctamente, chegamos à surpreendente conclusão de que a sombra é tudo o que nos irrita, horroriza, ou descontenta em relação às pessoas ou a nós mesmos. Começamos a ver que a sombra é tudo o que tentamos esconder daqueles que amamos e tudo o que não queremos que os outros saibam a nosso respeito.
A nossa sombra é feita de pensamentos, emoções e impulsos que julgamos excessivamente dolorosos, constrangedores ou desagradáveis de aceitar. Em vez, de lidarmos com eles, reprimimos e fechamo-los nalguma parte da nossa psique, para que não seja preciso sentir o peso e a vergonha que carregamos por conta deles. 

Tudo começou com o professor que nos chamou imbecil, com o colega de escola que nos intimidava ou o primeiro amor que nos abandonou. Todos já escondemos e reprimimos momentos de vergonha e, com o passar do tempo, essas emoções solidificaram-se, transformando-se na nossa sombra. Estes momentos podem surgir num momento decisivo, como acontece na maioria das vezes, ou podem acumular-se ao longo de anos pela negação. 
Conforme a sombra vai tomando forma, começamos a perder acesso à parte fundamental da nossa verdadeira natureza. A nossa grandeza, compaixão e autenticidade são sepultadas sob as partes que desconectamos de nós próprios. 

Tornar-se intimo da sua sombra é uma das investigações mais fascinantes e frutíferas que poderá fazer. É uma jornada misteriosa que o conduzirá à descoberta do seu self mais autêntico- um lugar onde se sente à vontade com quem é, onde reconhece os seus pontos fracos e fortes, onde pode apreciar os seus talentos, admitir as suas imperfeições e admirar a sua grandeza.

É preciso confrontar exactamente as partes que mais teme e encontrar o que estava à procura, porque o mecanismo que o leva a esconder a sua escuridão é o mesmo que o faz esconder a luz....

Debbie Ford



Sem comentários:

Enviar um comentário