quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Focar no medo e Focar no amor




Quando gasta tempo e energia preocupado com a maneira como os outros o vêem, está nas garras do ego. O medo vai ser o seu companheiro constante.
O foco sobre o medo é o veículo que usa para expressar a sua humanidade. O veículo é a carreira que escolheu, as roupas que usa, os bens que acumulou, o dinheiro que tem e todas as maneiras como se expressa. Estes veículos podem tornar-se todo o foco na sua vida. São tentativas para que o mundo e você mesmo saibam o quanto é importante, assim como para satisfazer a necessidade do seu ego de ser reconhecido.

O foco sobre o amor não se preocupa com a necessidade de impressionar ou com os símbolos exteriores de estatuto na sua vida. O amor expressa-se sempre ao serviço do Universo e ao serviço dos outros. Não se preocupa com o que veste, com o que realiza ou com o que os outros pensam. O amor não pede nada em troca. É seguro, por isso não receia a forma como o vêem.
O medo diz que aquilo que tem para dar nunca é suficiente, porque ele vem de uma falta. O amor diz que foi criado por Deus e que é perfeito. O que ele tem para dar será sempre suficiente, numa relação saudável.

Quando se abandona o medo, o foco da sua vida muda dos veículos da sua expressão- a busca de aprovação e o evitar a rejeição- para o seu eu divino e para aquilo que o seu autêntico está a expressar.
O seu ego conduzido pelo medo vai tentar convencê-lo  de que o amor não é a resposta. Vão surgir pensamentos a respeito de provar algo aos outros, a respeito de comprar e de possuir coisas grandes ou a respeito de contas que não se podem comprar com amor. Estes diálogos consigo mesmo são o seu ego a dizer-lhe que abandone a suas inclinações mais elevadas.
Quando experimenta este género de pensamentos, precisa de lembrar a si mesmo que não aceita esta imagem falsa. É uma ilusão pensar que a maneira de prevenir a pobreza e a rejeição é tendo o medo, em vez do amor, a dirigir a sua vida. Quando tem determinação e está focado em se expressar a si mesmo com amor, sem se preocupar com a forma como essa expressão se manifesta, o Universo começa a tratar dos pormenores. Você passa a ser guiado e a abundância flui pela sua vida. Os seus relacionamentos tornam-se parcerias espirituais.

Quando o foco da sua vida se baseia no medo, você tende a acreditar que o seu valor se baseia no seu desempenho. Se desempenha bem, vale alguma coisa; se falha, não vale nada. 
Quando o amor é o foco da sua vida, não precisa recear um fraco desempenho. Sabe, no seu coração que é muito mais do que o seu desempenho. Você evoluiu do medo para o amor. Sabe que o seu valor nunca está em causa. 

Wayne W. Dyer

2 comentários: