quarta-feira, 19 de setembro de 2012

UMA MENTE SILENCIOSA...




Uma mente positiva é preferível a uma mente negativa, mas ambas podem ser conflituosas e, por vezes, podemos alternar entre uma e outra muito rapidamente. 
O que é uma mente negativa? É uma interpretação.
O que é uma mente positiva? É igualmente uma interpretação.
Mais importante que uma mente positiva é uma mente silenciosa.
Temos que aprender a ir além de uma mente positiva ou negativa para alcançarmos uma mente silenciosa, que se abstenha de julgamentos, análises ou interpretações. Por outras palavras, a nossa mente deve converter-se numa testemunha silenciosa. Neste estado experienciamos o silêncio interior. Na pureza do silêncio, sentimo-nos ligados à nossa origem e a tudo o resto.
No silêncio, apenas fluímos com a corrente e sentimo-nos espontaneamente sem julgamentos, sem análises e sem interpretações acerca das situações, das circunstâncias, das outras pessoas e de nós mesmos. Em silêncio, as energias interiores despertam espontaneamente e produzem a transformação adequada a cada situação.
Há um ditado que diz: O rio da vida corre entre ambas as margens de prazer e da dor, e vamos contra ambas. Isso não é problema. O problema surge quando nos agarramos às margens, tanto à positiva como à negativa. Quando nos reconciliamos silenciosamente com todas as contradições que a vida nos oferece, quando podemos fluir confortavelmente entre as margens do prazer e da dor, experienciando ambas sem ficarmos presos a nenhuma, então teremos alcançado a liberdade.

Deepak Chopra





1 comentário: