quinta-feira, 9 de maio de 2013

As Recompensas de não gostar de si próprio




Porque motivo há-de alguém escolher para não gostar de si próprio? Quais são as vantagens?
As recompensas, por menos saudáveis que sejam estão à vista para que você as analise. E este é o segredo para você aprender a ser uma pessoa funcional: perceber a razão pela qual você tem comportamentos autodestrutivos. 
Qualquer comportamento tem uma razão de ser e o caminho para a eliminação do comportamento é dificultado pelos buracos no pavimento que correspondem à incompreensão dos seus próprios motivos. 
Porque motivo é que você mantém atitudes que o denunciam, ainda lhe pareçam subtis? Pode acontecer que o faça simplesmente porque é mais fácil acreditar no que os outros lhe dizem do que pensar por si. Existem ainda, porém, outras recompensas. Se você decide não se amar e se trata como uma pessoa insignificante, pondo outras cabeças a pensar por si...


  • Terá sempre uma desculpa sólida para não conseguir ter amor na sua vida, você pura e simplesmente, não merece ser amado. Essa desculpa é a sua recompensa neurótica.
  • Conseguirá evitar todos os riscos que o estabelecimento de uma relação amorosa com os outros implica, e assim, eliminará, qualquer possibilidade de ser rejeitado ou criticado.
  • Achará que é mais fácil permanecer como está. Quando não se tem valor, de nada serve tentarmos crescer, ou melhorarmos e sermos mais felizes, e a sua recompensa é permanecer como está.
  • Obterá imensa compaixão, atenção e até aprovação dos outros, o que é um bom substituto para a história arriscada de se envolver emocionalmente. Assim, a compaixão e a atenção são as suas recompensas autodestrutivas. 
  • Terá muitos bodes expiatórios de grande utilidade para se queixar da sua desgraça, pois pode queixar-se, e assim, nada ter de fazer por si. 
  • Poderá usar o seu presente para ter mini-depressões e evitar comportamentos que o ajudarão a ser diferente. A autocomiseração será a sua escapatória. 
  • Regredirá para um estado em que é "um lindo menino/a", servindo-se de restos de reacções infantis e agradando assim, "às pessoas crescidas", que você aprendeu a considerar superiores a si. A sua regressão é mais segura do que o risco. 
  • Poderá reforçar o seu comportamento dependente dos outros, tornando-os mais importantes do que você próprio. Uma pessoa em quem se pendurar é uma "recompensa", apesar de você sofrer com isso. 
  • Será incapaz de tomar as rédeas da sua vida e de a viver como quer, simplesmente por não se achar merecedor da felicidade que ambiciona.
São estas as componentes do seu sistema de manutenção do desprezo por si próprio, as justificações que arranja para continuar a pensar e a comportar-se da velha maneira. É tão mais simples, ou seja, tão menos arriscado menosprezar-se do que tentar levantar-se... 
Contudo lembre-se, que a única prova de que se está vivo é o crescimento, portanto, ao recusar crescer de forma a tornar-se uma pessoa com auto-estima está a tomar uma decisão equiparável a morrer.  

Wayne W. Dyer

2 comentários: