quinta-feira, 29 de novembro de 2012

TOMAR CONSCIÊNCIA...



É um processo em que nos confrontamos com o nosso conjunto de limitações e medos existenciais. 
A tomada de consciência permite ir além dos nossos próprios constrangimentos e apreensões, libertando-nos dos antigos condicionamentos. Abrindo a porta a todos os campos do possível, é permitido aceder a uma dimensão mais vasta do sentido da existência. Por analogia, pode comparar-se uma tomada de consciência a um sésamo emitindo a fórmula que vai desvelar a entrada da passagem secreta e permitir descobrir o tesouro mais rico que existe. Este tesouro tem como denominação consciência.
Uma tomada de consciência é um avanço da consciência, que penetra num espaço de percepção, de entendimento, de clareza e de expansão que leva a desenvolver uma maior sabedoria.
Para que ocorra uma tomada de consciência, na nossa vida é necessário que nos desapeguemos dos esquemas e questionemos profundamente.
A tomada de consciência é o primeiro acto de um processo de transformação. O segundo consiste em amar e confiar em nós mesmos para logo a seguir termos a audácia de desafiar os obstáculos dos nossos limites e dos nossos medos.
Para o conseguir, é necessário usar e utilizar a qualidade da vontade, sem a qual nenhuma transformação é realizável. Aquele que educa e desenvolve a sua vontade, adquire faculdades tais como a coragem, o dinamismo, a perseverança, a prontidão, o espírito de decisão e iniciativa, a concentração, a disciplina e a mestria.
Nenhuma pessoa desprovida de vontade é capaz de empreender um processo de transformação. 


Alain Brêthes

Sem comentários:

Enviar um comentário